quarta-feira, 30 de maio de 2012

A ORAÇÃO


Oração é comunicação com Deus. É um diágolo entre duas pessoas que se amam mutuamente: Deus e o Homem”. Deus está interessado em tudo o que você faz. Assim sendo, Ele tem prazer na oração de seus filhos (Pv. 15.8). comunicar-se com Deus é um dos grandes privilégios daqueles que já se tornaram filhos de Deus. A oração, dessa forma, é um dos elementos básicos da vida cristã.

PRECISAMOS APRENDER A ORAR – LUCAS 11:1
Pela observação, os discípulos verificaram que na vida de Jesus a oração era o segredo do poder, isso forneceu a ocasião para o pedido dos discípulos. Era comum um discípulo pedir instruções do seu rabi (mestre) quanto à oração, principalmente estes, que agora estavam vivendo uma nova vida em Cristo, pois esta constitui o segredo da vitória sobre a tentação e o pecado.

PROPÓSITOS DA ORAÇÃO

GLORIFICAR A DEUS (Jo. 14:13,14). Jesus prometeu aos discípulos que faria tudo o que estes pedissem em seu nome, isto é, coerente com a sua natureza reveladora por sua vida terrena. Ao atender estes pedidos, feitos em oração, o nome do Pai poderia ser glorificado, isto é exaltado pelos homens.

SATISFAZER AS NOSSAS NECESSIDADES BÁSICAS (Hb. 4:16). Segundo o escritor aos Hebreus podemos, com ousadia e confiança, nos aproximar do trono da graça, com a plena certeza de que encontraremos ajuda para nossas necessidades pessoais, e isso o que fazemos através da oração.

OBTER RESPOSTAS DE DEUS PARA SITUAÇÃO ESPECÍFICAS (Mt. 7:7,8). Pedi, buscai, batei siginifica primeiramente uma predisposição para Deus, para sua instrução, orientação ou dádivas. Pode ser que a pessoa não receba o que pede, não encontre o que busca, e a porta que se está batendo pode não ser a a que se abrirá; mas a certeza é que, onde houver pedidos, haverá resposta, onde houver busca, haverá encontro, e onde houver batidas insistente, Deus abrirá a porta.

OBTER VITÓRIA SOBRE AS TENTAÇÕES (Mt. 26:41; Ef. 6:10-18). A ordem para vigiar e orar não era somete para os discípulos, mas para todos os cristãos, em todas as épocas, para suportarem as provas e tentações. Nessa vigilância e oração estão os verdadeiros armamentos para a guerra.do cristão (II Co. 10:3-5).

APRESENTAR A DEUS AS NOSSAS PREOCUPAÇÃO (Fl. 4:6;7). Oração é mais do que pedir, porém pode pedir. A fé pode pedir, mas nunca exigir. Pedir e confiar no outro. Exigir é confiar em si mesmo. É preciso que apresentemos os nossos pedidos diante de Deus, não que Deus queira ser informado ou que roguemos a ele. É que precisamos pedir, para nos havermos com as nossas necessidades, reconhecê-las e procurar solucioná-las


SEGREDOS DA ORAÇÃO

PEDIR E CRER (Mt. 21:22). Deus deseja atender, mas quer que nós peçamos. Isto não significa que Deus desconheça as nossas necessidades. Ele sabe o que precisamos antes mesmo que lho peçamos (Mt. 6:8). Mas Deus quer que reconheçamos a nossa dependência Dele (Atos 17:25).

PEDIR DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS (I Jo. 5:14:25). “Se pedirmos alguma coisa segundo a Sua palavra, ele nos ouve”. A condição é: segundo a sua vontade. Portanto, Deus não atende uma oração egoísta que não é feita segundo a Sua palavra, a Bíblia. (Sl. 37:4; I Jo. 3.22). A vontade de Deus deve sempre estar em primeiro lugar em nossas orações.
ORAR EM NOME DE JESUS (Jo. 16.23;24) Orar em nome de Jesus significa mais do que simplesmente mencionar-lhe o nome começo e fim da oração. Significa a aceitação do seu sacrifício, a crença nas Sua promessas e o fazer as Suas obras.

CONFIAR NA INTERCESSÃO DO ESPÍRITO SANTO (Rm. 8:26). O Espírito Santo está constantemente intercedendo em favor do homem. Ele atua em nosso coração, ocasionando orações de arrependimento, louvor e ações de graças. A ajuda do Espírito Santo é necessária por causa da fraqueza e ignorância humana.

SER PERSEVERANTE (Lc. 11:5-13). Devemos perseverar orando, quanto aparentemente a resposta demora. A benção de Deus é às vezes retardada para que examinemos nossa condição e vejamos as falhas do nosso caráter, ou para nos provar a fé.

ORAR COM SINCERIDADE (Hb. 10:22). Não adiante tentarmos enganar a Deus com orações fingidas, ou mostrarmos uma espiritualidade que não possuímos, ou ainda usarmos palavras que nem mesmo nós entendemos. Uma oração insincera, pretensiosa é sempre uma abominação para Deus (Lc. 18:9-14). Nossas orações devem ser simples, diretas e sinceras.


OBSTÁCULOS À ORAÇÃO

NÃO PEDIR COM FÉ (Tg. 1:5-8). A verdadeira oração exige fé, sem vacilações (Hb. 11:6). Tiago não apenas encoraja-nos a orarmos, mas também enfatiza que a oração precisa estar no contexto da confiança em Deus. Duvidar, aqui, refere-se à indecisão e aplica-se à pessoa que deseja tanto confiar em Deus quanto andar em seu próprio caminho.

PEDIR COM MOTIVOS ERRADOS (Tg. 4:3). Muito do que pedimos a Deus não é o melhor, Pedimos muitas vezes e não recebemos porque pedimos mal. São os deleites, os prazeres, que nos levam a pedir mal, de forma deslocada da vontade divina. Uma condição da oração eficaz é que nós devemos ser desinteressados. Devemos colocar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua vontade.

PECADOS NÃO CONFESSADOS (Sl. 66:18; Pv. 28:13). Deus é um Deus santo. Não há pecado Nele e Ele não tolerará o pecado. Estes versículos se referem a pecado na vida dos Seus filhos. Quando Ele diz que não ouvirá ele está falando de ouvir provavelmente os pedidos feitos em oração, pois o pecado nos afasta de Deus (Is. 59:1,2).

DESOBEDIÊNCIA À LEI DE DEUS (Pv. 28:9). A oração daquele que, deliberadamente, desobedece à Palavra se torna abominável diante de Deus, pois a transgressão da lei constitui-se em pecado (I Jo. 3:4), e Deus, sendo Santo, não pode compactuar com ele.

USAR REPETIÇÕES VAZIAS E ORAR PARA AGRADAR PESSOAS (Mt. 6:5-8). Há pessoas que ensaiam orações, que programam como vão falar. Isto não é oração; é um desempenho. Os fariseus gostavam de orar em pé nas esquinas das praças para serem vistos e admirados pelos homens. Jesus não condena a oração em público, mas sim a exibição vaidosa. I ficar repetindo uma oração era uma característica dos pagões. Tal atitude é como se a oração fosse um esforço para vencer a má vontade de Deus em responder, cansando-se com palavras. Jesus usa aqui o termo grego “batologeo” (vãs repetições, falar sem pensar), que significa emitir sons sem sentido, tal qual fazem alguns cristãos quando oram sem saber o que realmente estão falando com Deus.

PROBLEMAS NA VIDA FAMILIAR (I Pd. 3:7). Uma atitude errada do marido para com a mulher, ou vice versa, pode ser nocivo à oração do casal. Como podem orar juntos, se atitudes de inimizade e atos de ressentimento e desdém se lhes interpõem? Ressentimentos que se originam da conduta egoísta no lar torna impossível a oração eficaz. A oração eficaz tem de ser “sem ira e rancor” (I Tm. 2:8).


ELEMENTOS DA ORAÇÃO

LOUVOR E ADORAÇÃO (Atos 16:24-26; Ap. 4:11). Uma parte importante da oração é o louvor e adoração, pois é a expressão de puro amor a Deus, da mesma forma que as petições indicam as necessidades de uma pessoa, o louvor e adoração refletem a atitude de uma pessoa para com Deus.

AÇÕES DE GRAÇA (I Ts. 5:18). É o reconhecimento cheio de gratidão de que Deus está interessado em nossas vidas. A oração não é só para pedir, mas muita mais, para agradecer. Ao orarmos devemos tomar tempo para expressar ao Senhor a nossa apreciação por Sua inúmeras bênçãos, e o nosso agradecimento por elas.

CONFISSÃO (I Jo. 1:9). Apresentar o pecado específico para Deus é um elemente fundamental para a oração eficaz. Confessar significa literalmente “dizer amesma coisa que Deus diz com respeito ao pecado” ou “ter a mesma visão que Deus tem”.

INTERCESSÃO (Atos 12:5-10; I Tm. 2:1). É a oração em favor de outras pessoas. Devemos orar pela autoridades constituídas, para que tenhamos paz e também pela ampliação do reino de Deus na terra.

PETIÇÃO (Jr. 29.12,13; Jo. 16:24). Consiste em apresentarmos nossos pedidos pessoais a Deus, pois a oração sempre vem de um senso de necessidade. A necessidade unida com a fé resulta em recompensa daqueles que buscam a Deus diligentemente. Até mesmo Deus conhece nossas necessidades antes de lhe pedirmos e tem prazer em supri-las (Fl. 4:19).


QUANTO ORAR?

SEMPRE (I Ts. 5:17). A oração deve ser a nossa atitude constante, pois ela é tanto uma atitude como uma atividade. A atitude de devoção a Deus poder ser sem cessar, mesmo que atividade não for sem cessar.

MOMENTO ESPECÍFICOS QUE SEPARAMOS EXCLUSIVAMENTE PARA ORAÇÃO (Mt. 6:6). Aqui Jesus fala de um tipo de ou forma de oração individual, isto é, somente nós e Deus. Este momento de oração é essencial para nós. A porta fechada é de extrema importância espiritual. Pos a porta fechada tem duplo efeito: ela exlcui e encerra.

EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA (Ne. 2:4). A oração pode ser feita em qualquer lugar, em qualquer circunstçância e em qualquer momento que nos vermos diante de uma dificuldade ou ao necessitarmos de uma resposta divina.

PUBLICAMENTE (Atos 4:23-31). A oração pública é aquele que fazemos junto com outras pessoas. É também chamada de oração coletiva. Apesar de Jesus incentivar a oração particular (no nosso quarto), também orava em público (Lc. 10:21,22; Jo. 11:41,42).

Nenhum comentário:

Postar um comentário