domingo, 26 de junho de 2011

Rico e Lázaro

Explicação: A Parábola do Rico e Lázaro
Lucas 16.19-31
Essa parábola tem servido de “amuleto para muitas filosofias e porque não dizer, até para o Cristianismo, para definições das doutrinas imortalistas. Daqui se tira a Doutrina do paraíso, do purgatório e da vida após a morte, inclusive para os espíritas.

ANALISANDO A PARÁBOLA COM HISTÓRIA REAL
Versículos
19 - Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
O rico não era mau, era rico.

20 - Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia, cheio de chagas, à porta daquela;
Lázaro não era bom, era mendigo com uma doença incurável.

21 - E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
Lázaro se alimentava das migalhas da mesa do rico. Já imaginou o rico vivendo junto com leproso, vendo os cães lamber suas feridas?

22 - E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu, também, o rico, e foi sepultado.
Quem responde por essa paraíso, não é Deus nem Jesus, e sim Abraão “seio” de Abraão para colher todos os salvos.

24 - E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
O rico era FILHO DE ABRAÃO, pois ele o chama de PAI.

25 - Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em vida, e Lázaro somente males; e, agora, este é consolado, e tu atormentado;
Nesse paraíso, poder-se-ia haver o caso de alguém querer passar p/ o outro lado, mas não lhe era permitido.

26 - E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que, os que quisessem passar daqui para vós, não poderiam, nem tão-pouco os de lá passar para cá.
Neste “suposto” paraíso, daria para ver o outro lado do (inferno), sofrimento.

Com essa simples análise, vemos que aqui não se trata do céu para onde iremos morar com o Senhor para sempre. Aqui temos uma PARÁBOLA.

ENTENDENDO A PARÁBOLA

Parábola = Comparação Rico e Lázaro = 2 povos 
Rico = A nação Israelita = israel Lázaro = O povo gentil, outros povos não Israel Rico = Israel era uma nação exclusiva de Deus, os olhos de Deus estava voltado para este povo, com toda sorte de bençãos.Lázaro = Aqui temos a figura de um mendigo, com uma doença incurável = LEPRA - Sal. 37.25 “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.” – Mendicância é falta de Benção. MALDIÇÃO
Doença Incurável = Representa, na Parábola o PECADO.- Todos os povos não tinham salvação se não passassem por israel, isto simboliza na Parábola: AS MIGALHAS DA MESA (Mateus 15.21-28).
Morte do Rico – Fim da exclusividade de israel. Jesus estava predizendo que Israel perderia essa exclusividade, hegemonia nacional e todos os privilégios desta exclusividade (João 1.11-12)
Morte de Lázaro – Essa morte simboliza a conversão de todos os povos e nação do mundo. II Cor. 5.17. João 3.33. João 3.1-7 – Para nascer de novo é preciso morrer. Essa é a morte p/este mundo, para o pecado. O batismo é o símbolo dessa morte.
LEPRA – doença incurável = pecado. Só morrendo para o pecado (morte representada pelo batismo), Col. 2.12), é que seremos curados, Col. 3.3
Seio de Abraão - Família de Abraão (Gen. 12.1-3) Gal. 3.6,7 e 29 – o rico (Nação de Israel) na parábola, era o filho de Abraão, segundo a carne; e Lázaro, na parábola, representava outros povos ou gentios, os quais, passariam a ser filhos de Abraão pela aceitação e do evangelho de Jesus. Lucas 19.9
Abismo - Tempo de exclusividade de Israel findado.Mesmo que queiramos, o tempo não volta, a exclusividade já se findou.
Lucas 16.29  “Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas: ouçam-nos.” - Moises e os profetas = A BÍBLIA
Lucas 30-31 - "E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dos mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tão-pouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite."
Aqui, a parábola se cumpriu com a própria Ressurreição de Jesus.

Um comentário:

  1. Muito bom! Agora entendi pq em veículos antes fala sobre a lei e divórcio e do nada começa essa parábola falando sobre "a morte dos salvos e perdidos" as pessoas querem tentar entender a Bíblia ao pé da letra mas Jesus utiliza diversas ilustilustrações para q o povo entendesse melhor! Muito boa esta explicação!

    ResponderExcluir