Criador


A EXISTÊNCIA DE DEUS

Neste estudo, vamos verificar o que a Bíblia ensina a respeito da pessoa de Deus. Numa época em que tantas ideias e conceitos a respeito de Deus são divulgados. É bom verificarmos o que o próprio Deus revelou a respeido de si mesmo.

A Bíblia é a Palavra de Deus, é o único livro que pode falar, com autoridade, sobre o assunto.
É muito importante saber que a Bíblia não procura provar a existência de Deus, mas parte ddo pressuposto de que Deus existe e que se revela aos que buscam em espírito e em verdade.

NOMES DE DEUS

A palavra “Deus” não e nome. Refere-se antes a um título que usamos para designar o Ser supremo, o criador de todas as coisas. Todavia, Deus se revelou pelo nome. Os nomes na Bíblia têm significados, os quais geralmente transmitem alguma ideia quanto ao caráter da pessoa que usa o ome. Todos os nomes pelos quais o símbolo de alguma verdade relativa a Ele. Os três principais nomes da Divindade no Antigo Testamento são:

1 – Eloim 9Gn. 1:2,26,27). A Bíblia começa com a afirmação de que “Eloim” é o Criador. Este nome é frequentemente usado no Antigo Testamento, aparecendo também com El ou Eloá. Eloim é o plural, reconhecido pelo pronome plural?: “façamos”; e Eloá é o singular, este último aparecendo geralmente na poesia sagrada.

2 – Adonai (Gn. 15>1,2,8; Dt. 3.24). O significado de Adonai é “Senhor”, e é distinguido na versão portuguesa com letras maiúsculas. Este nome da Divindade aparece no Antigo Testamento com grande frequência e expressa o domínio e a possessão soberana.

3 – Jeová (Êx. 3:14; Is. 42:8) Ao revelar-se à Israel. Deus revelou-se como encontramos a expressão: “Eu sou o SENHOR: este é o meu nome”. A pronúncia “Senhor vem do tetragrama hebraico “YHWH” traduzido em pessoal e sagrado, e por isso deve se reverenciado (Êx. 20:7).



A NATUREZA DE DEUS



A Bíblia tem muitas expressões que nos falam a respeito da natureza e do caráter de Deus. Vejamos algumas dessas expressões:



1 – Deus é eterno (Êx. 15:18; Dt. 33:27; Sl. 90:2) Em relação ao tempo. Deus é eterno. Significa que Ele não tem começo nem fim; que Ele está livre de toda a passagem de tempo, e que Ele é a causa do tempo

2 – Deus é infinito (I Re. 8:27). Deus é infinito e, por isso, não está sujeito às limitações naturais e humanas. Ele está além de ser plenamente compreendido pela mente do homem (Rm 11:33-36) Com relação ao espaço, Deus caracteriza-se pela imensidade. Deus está presente em todo o espaço infinito e em todas as suas partes.

3 – Deus é espírito (Jo. 4:24). Esta declaração define a natureza de Deus como sendo espiritual. Porém, Deus e espírito com personalidade. Ele pensa, sente e fala, pode ter comunhão direta com suas criaturas feitas à sua imagem. Como ser espiritual Deus está livre de todas as limitações do corpo, embora algumas vezes os escritores bíblicos tenham de usar a figura do corpo, para ilustrar aspectos diferentes de sua atuação com relação ao homem (Êx. 6:6, Sl. 34:15)

4 – Deus é soberano (Jr. 18.4-6; Mt. 20:15). Isto é, Ele tem o direito absoluto de governar suas criaturas e delas dispor como lhe apraz. Ele possui esse direito em virtude de sua infinita superioridade, de sua posse absoluta de todas as coisas, e da absoluta dependência delas perante ele para que continuem a existir.



5 – Deus é imutável (Ml. 3:6; Tg. 1:17), Com imutabilidade de Deus queremos dizer que em sua essência, atributos, consciência e vontade, Deus é imutável. Todas as mudanças têm que ser para melhor ou para pior. Mas Deus não pode mudar para o melhor, pois é absolutamente perfeito. Nem tampouco mudar para o pior, pela mesma razão.



OS ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS


Os atributos morais de Deus se referem aos predicados necessários da divina essência que envolvem qualidades morais. Sob este tópico consideraremos os seguintes atributos:

1 - Deus é justo e santo (Êx. 15:11; Lv. 19:2). A santidade de Deus significa a sua absoluta pureza moral; Ele não pode pecar nem tolerar o pecado. Como um Deus justo, Ele faz aquilo que é correto. A justiça é a santidade de Deus manifesta no tratar retamente com sua criaturas.

2 – Deus é bom (Sl. 25:8; rm. 2:4) A infinita bondade de Deus é uma perfeição de seu ser que caracteriza a Sua natureza e é fonte de tudo o que é bom no universo. Os termos específicos empregados para estabelecer a bondade de Deus são: a) benevolência, que é a bondade no seu sentido genérico, abrangendo todas as Sua próprias perfeições como também aquilo que se conforma com Ele; c) misercórdia, que é a bondade de Deus exercida em benefício das necessidades de Sua criaturas. d) graça, que é a livre açaõ de deus em benefício daqueles que não tem merecimentos.

3 – Deus é amor (1 Jo. 4:8-10). A natureza de Deus é amor, em razão da qual Ele deseja relação pessoal com aqueles que possuem a sua imagem. O amor, que é a essência do seu caráter, é manifestado em cada palavra e em cada ato seu. Observe a desrição do amor de Deus (Dt. 7:8, Ef. 2:4). A quem ele foi manifestado e como ele foi demonstrado. (Jo 3.16, I Jo. 3.1)




O SER E A NATUREZA DE DEUS

1 – Ele deve ser adorado (Jo. 4:23,24). Crer na existência de Deus significa reconhecê-lo e adorá-lo. De acordo com Jesus, o Deus revelado nas páginas das Escrituras Sagradas é um Deus cujo natureza requer adoração espiritual e sincera. Ele tudo sabe e tudo pode. Esse fato, além de levarnos a ter mais cuidado com aquilo que falamos e fazemos, constitui-se em motivo de alegria, pois Deus está sempre ao nosso lado para nos ajudar.

2 – Ele deve ser proclamado (Atos 17:16,22-31). Parte de nossa resposta a Deus, à medida que Ele revela seu ser e natureza a nós, é torná-lo conhecido em um mundo em que Ele é largamente ignorado ou rejeitado. O mundo não é neutro, mas cheio de ídolos, isto é, falsos objetos de adoração. Somos chamados adesafiar e a confrontar os falsos deuses em o nome do Deus vivo e verdadeiro. Isto envolve espalhar o conhecimento do Deus verdadeiro através do mundo inteiro (Mt. 28:19,20).

3 – ele deve ser servido (II Co. 5:15). A única resposta adequada a Deus é servi-lo. A adoração faz parde desse serviço, que se estende a todas as áreas da vida. O serviço a Deus implica em renunciar a todos o direito e a nós mesmos e submeter nossa vontade inteiramente à vontade dEle. A melhor maneira de sermos gratos a Deus pelo seu aor é através da entrega incondicional da nossa vida para o seu serviço.