quinta-feira, 17 de maio de 2012

COMPREENDENDO A CEIA DO SENHOR


A OCASIÃO (Mt. 26:26-30; Lc. 22:17-20). Esta ordenança foi instituída por Cristo na noite em que foi traído. A ocasião que Jesus escolhei para instituir a Ceia foi na Festa da Páscoa anual, dos judeus, a qual era comemorada no dia 14 do primeiro mês, no calendário hebraico. Visto que era a última páscoa antes da morte de Jesus, ele especialmente quis comemorar est páscoa com os apóstolos. Durante a Ceia da Pascoa, havia quatro (taças) cálices de vinho, os quais eram bebidos cerimonialmente. Tomando um destes cálices, Jesus Instituiu a Ceia do Senhor.

OS ELEMENTOS USADOS (I Co. 11:23-25). O pão que Jesus usou na Ceia do Senhor era um pão sem fermente da Festa da Páscoa. Durante sete dias, naquele período, os judeus comeriam somente pão sem fermento. Isto era para lembrar-lhes de sua saída apressada do Egito (Êx. 12:39). O conceito que o fermento representa o mal é outro ponto de vista de evidência em favor do pão sem fermento (I Co. 5:6-8).
A segunda parte da Ceia do Senhor era referida como o “cálice” ou “O Fruto da Vide”. O termo “fruto da vide” se refere ao suco de uva. Deus tinha se referido ao suco de uva como o “sangue da uva” (Dt. 32:14). Isto é significante para que Jesus escolhesse o “sangue da uva” como figura do “sangue da aliança”, o sangue de nosso Salvador. Este, por sua vez também era bebido sem fermento e sem álcool na semana da páscoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário