sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


II CONTRASTE ENTRE A LEI MORAL E CERIMONIAL

Há passagens das cartas de Paulo em que ele deixa claro que existe mais de uma lei (Ef. 2:15; Rm. 3:31). Nestes dois textos citados Paulo usou a mesma raiz grega para as palavras “tornar inoperante”, “fazer cessar”, “adastar” alguma coisa. “anular”, “abolir”. A uma igreja Paulo afirma que a lei foi desfeita e a outra, falando sobre a anulação da lei, ele exclama: “de maneira nenhuma”. Obviamente Paulo deve esta falando de duas leis diferentes. Vejamos, abaixo, alguns aspectos dessas leis.

1 – A Lei Moral (Ex. 20:1-17). A Lei Moral, os Dez Mandamentos, chamamos Lei de Deus. Esta lei vem da eternidade. Os princípios desta lei são a base do governo de Deus. Foi escrita pelo “dedo de Deus” em duas “tábuas de pedra” (Êx. 31:18), denotando, com isso, sua autoriza e tempo de duração (eterna). É denominada: “a Lei Real” (Tg. 2.8). Ela era guardada dentro Arca da Aliança, a qual foi vista por João, na sua visão, no templo de Deus (Êx. 40:20; Ap. 11:19). É uma lei perfeita (Sl. 19:7,8). Nem tampouco é anulada pela fé (Rm. 3:31).

2 – Lei Cerimonial (Ef. 2:15; Cl. 2:14). A Lei Cerimonial continha sete sábados semanais (Lv. 23;27; 23:32); foi desfeita por Cristo em seu sacrifício. Foi escrita por Moisés num livr, o qual foi colocado ao lado da Arca da Aliança (Dt. 31:9,24-26), denotando com isso a temporalidade da lei, frequentemente chamada de “Lei de Moisés” - título dados aos cinco primeiros livros do Antigo Testamento (Atos 15:5), veio a existir depois da queda do homem. A Lei Cerimonial “nenhuma coisa aperfeiçoou” (Hb. 7:19). Esta lei “consistia em manjares e bebidas, e várias abulções e justificações da carne” e sacrifícios, destinava-se a chamar a atenção para a primeira vinda de Jesus (Hb. 9:10). com Sua morte, essa lei foi “cravada na cruz”; era transitória (Hb. 10.1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário