terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

CRISTO E A LEI


1 – Jesus viveu sob a Lei (Gl. 4:4,5). Cristo nasceu e viveu no período anterior à cruz, em que a lei era a principal revelação de Deus à humanidade. Ele veio fazer a revelaçao suprema, mas viveu como judeu, sob o sistema judaico. Durante Sua vida terrestre Ele submeteu-se a todos os preceitos da Lei (Jo. 15:10). Foi bem sucedido naquilo em que todos os outros fracassaram: cumpriu perfeitamente a justiça da Lei.

2 - Jesus não ab-rogou a Lei (Mt. 5:17-19). Estes versículos constituem uma resposta tanto para as acusações farisaicas de que Jesus estava destruindo “a lei e os profetas” (as duas partes do Antigo Testamento), com também desmentindo a ideia de que a liberdade em Cristo significava abolição da Lei. Ele não veio para abolir, mas para cumprir. Cumprir não significa apenas levar a efeito as predições, mas a realização da intenção da Lei e dos Profetas. A salvação é dádiva de Deus em misericórdia e perdão, mas os Seus requisitos por isso não perdem a força.

3 – Jesus resumiu a Lei em dois mandamento (M. 22:34-40). Os fariseus haviam descoberto que as leis eram em número de 613, sendo que 365 proibições e 248 mandamentos positivos. Jesus ao citar Deut. 6:5, faz do amor não apenas o grande mandamento, mas também a essência e cumprimento da lei e e dos profetas. Isso significa que, ao executarmos a lei de amor para com Deus (do primeiro ao quarto mandamento) e ao próximo (do quinta ao décimo mandamento), todas as leis de Deus são cumpridas, pois aquela é a essência da Lei (Rm. 13:8-10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário