quinta-feira, 12 de abril de 2012

POR QUE HÁ NECESSIDADE DE NASCER DE NOVO?



POR CAUSA DUMA NATUREZA ESPIRITUAL QUE FALTA AO HOMEM (Jo. 3:6). Aqui a palavra “carne” refere-se à natureza pecaminosa que recebemos quando nascemos. “carne” quer dizer o “eu”. Pelo seu pecado. Adão adquiriu uma natureza pecaminosa, natureza que foi transmitida a todos os seus descendentes (Rm. 5:12,18,19). O caráter desta natureza pecaminosa chamada a “carne” vem descrito em Romanos 8:5-8. Consiste na inimizade contra Deus e na desobediência à Sua lei, com consequente incapacidade de Lhe agradar. Noutras palavras, o homem natural não possui capacidade espiritual que lhe permita desejar, compreender ou gozar as coisas de Deus (1 Co. 2:14).

POR CAUSA DUM REINO ESPIRITUAL QUE O HOMEM NATURAL NÃO PODE VER E NO QUAL NÃO PODE ENTRAR (Jo. 3:3). O que significa aqui “o reino de Deus”? Ele é descrito como uma experiência espiritual (Rm. 14:7). Todo ser humano ingressa no reino dos homems por um nascimento físico o qual lhe comunica uma natureza física. Para que ele possa ver o valor e desejar entrar no “reino de Deus” tem que nascer de novo, ou seja, passar por um nascimento espiritual que o levará dentro deste novo domínio. Mediante o novo nascimento, ele passará a possuir uma natureza espiritual que o preparará para gozar as realidades que caracterizam o reino de Deus.

POR CAUSA DUMA VIDA ESPIRITUAL QUE O HOMEM NATURAL NÃO POSSUI (Ef. 2:1-6). Por natureza, o homem encontra-se “morto em delitos e pecados”, separado da vida de Deus, destituído da vida (Ef. 4:18; 1 Jo. 5:11,12); Assim como um corpo sem vida física está fisicamente morto, também uma pessoa sem vida espiritual está espiritualmente morta (I Tm. 5:6; Lc. 15:24). Como se pode transmitir esta vida espiritual a pessoas espiritualmente mortas? O problema é solucionado em João 5:25. Todo aquele que ouve a voz do Filho de Deus, que recebe a Sua Palavra e confia nele como seu Salvador recebe a vida espiritual, ou seja, nasce de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário