sexta-feira, 27 de abril de 2012

A ORIGEM DA IGREJA DE JESUS


A IGREJA COMEÇOU EM JESUS CRISTO (Mt. 16:16-18). A expressão: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja”, não estava se referindo a Pedro, mas ao próprio Jesus Cristo. O nome “Pedro” é a tradução da palavra grega masculina “Petros”, que significa “pedra, pedregulho, pedrinha solda” - uma pedra movediça. Em contraste com isso, a “pedra! Sobre a que Cristo edificou Sua Igreja constitui a tradução da palavra grega feminina “petra”, que frequentemente é usada para designar penhascos, camadas de rocha ou cordilheiras. Essas duas palavras gregas ilustram muito bem o caráter de Pedro e o de Cristo.
Durante o seu ministério, Jesus tentou restaurar a antiga comunidade, mas foi rejeitado (Jo. 1:11;12). Então ele convocou um grupo de discípulos e lhes deu princípios normativos que deveriam reger essa nova comunidade. Estes princípios estão registrados no Sermão do Monte (Mt. 5 a 7). Desse grupo de discípulos, escolheu doze homens, a quem chamou de apóstolos (Mc. 3:13-19), os quais serviriam de líderes para Sua igreja. A essa nova comunidade. Jesus chamou-a de Igreja.

O FUNDAMENTO DA IGREJA É O PRÓPRIO JESUS CRISTO (Ef. 2:19-22). De acordo com os métodos antigos de edificação, a pedra angular tinha importância especial como a pedra usada pelo arquiteto-edificador para determinar o ângulo ou inclinação de todo o edifício. Os crentes são assemelhados a pedras vivas, edificadas na estrutura, que, por sua vez, repousa sobre um fundamento que é Cristo (I Co. 3:10,11). Assim, Jesus Cristo é o padrão pelo qual a vida e o crescimento de sua igreja são moldados por Deus. Essa é a razão por que a igreja jamais será derrotada, por mais que se esforcem os poderes do mal.

A IGREJA ESTÁ EM PROCESSO DE EDIFICAÇÃO (Ef. 2:21;22). A Igreja é um edifício, mas em nenhum sentido estático ou inanimado. Ela é semelhante a um organismo vivo, que toma forma pela orientação do Espírito, através das circunstâncias da história. Isso significa que continuamente Jesus está chamando outras pessoas, a fim de que desfrutem das bênçãos do Reino dos Céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário