sexta-feira, 23 de março de 2012

OS MOTIVOS PARA COMPARTILHAR O PERDÃO


Visto que Deus perdoa gratuita e abundantemente, os cristãos deveriam fazer o mesmo. A Palavra de Deus oferece algumas razões pelas quais devemos compartilhar esta graça, perdoando aqueles que nos ofendem.

POR CAUSA DO EXEMPLO DADO PELO SENHOR (Rf. 4:32; Cl. 3:13). Como convém à nova qualidade de vida em Cristo, o cristão deve procurar ser amável, com uma disposição compassiva e perdoadora, que é baseada no fato simples, mas surpreendente, de que esta é a atitude que lhe foi demonstrada no perdão de Deus, oferecido “em Cristo”. Assim, o perdão de Cristo é tanto o modelo como motivo para perdoarmos àqueles que nos ofenderam. Se esse espírito de perdão pudesse ser conduzido a todos os lares, o egoísmo, a desconfiança e o rancor que destroem tantas famílias seriam eliminados e os homens viveriam em paz.

POR CAUSA DOS RESULTADOS QUE PROPORCIONA (Mt. 18:23-35). A parábola do servo desapiedado serve bem para tornar claros a natureza e o princípio de perdão. Ela contrasta enorme divida do homem para com Deus com a insignificância do que tendemos a considerar como os débitos dos outros para conosco. A incapacidade de perdoar demonstra falta de aceitação do princípio do perdão, gerando com isso, em nossos corações, os sentimentos de frustração, raiva e, consequentemente, vingança. Dessa forma entendemos que nosso bem-estar espiritual e emocional depende da disposição de perdoarmos àqueles que nos magoaram (os nossos devedores).

POR CAUSA DA CONDIÇÃO IMPOSTA PELO SENHOR (Mt. 6:14,15). Jesus liga o fato de sermos perdoados quando perdoamos. O perdão ao próximo não confere, porém, mérito para merecer o perdão de Deus. Mas, de acordo com Jesus, a pessoa precisar estar disposta a perdoar a fim de que seja capaz de receber o perdão. Não que Deus não esteja disposto a perdoar aquele que não perdoa, mas a condição da pessoa que não perdoa é tal que ela é incapas de receber perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário