terça-feira, 19 de junho de 2012

OBSTÁCULOS À ORAÇÃO


NÃO PEDIR COM FÉ (Tg. 1:5-8). A verdadeira oração exige fé, sem vacilações (Hb. 11:6). Tiago não apenas encoraja-nos a orarmos, mas também enfatiza que a oração precisa estar no contexto da confiança em Deus. Duvidar, aqui, refere-se à indecisão e aplica-se à pessoa que deseja tanto confiar em Deus quanto andar em seu próprio caminho.

PEDIR COM MOTIVOS ERRADOS (Tg. 4:3). Muito do que pedimos a Deus não é o melhor, Pedimos muitas vezes e não recebemos porque pedimos mal. São os deleites, os prazeres, que nos levam a pedir mal, de forma deslocada da vontade divina. Uma condição da oração eficaz é que nós devemos ser desinteressados. Devemos colocar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua vontade.

PECADOS NÃO CONFESSADOS (Sl. 66:18; Pv. 28:13). Deus é um Deus santo. Não há pecado Nele e Ele não tolerará o pecado. Estes versículos se referem a pecado na vida dos Seus filhos. Quando Ele diz que não ouvirá ele está falando de ouvir provavelmente os pedidos feitos em oração, pois o pecado nos afasta de Deus (Is. 59:1,2).

DESOBEDIÊNCIA À LEI DE DEUS (Pv. 28:9). A oração daquele que, deliberadamente, desobedece à Palavra se torna abominável diante de Deus, pois a transgressão da lei constitui-se em pecado (I Jo. 3:4), e Deus, sendo Santo, não pode compactuar com ele.

USAR REPETIÇÕES VAZIAS E ORAR PARA AGRADAR PESSOAS (Mt. 6:5-8). Há pessoas que ensaiam orações, que programam como vão falar. Isto não é oração; é um desempenho. Os fariseus gostavam de orar em pé nas esquinas das praças para serem vistos e admirados pelos homens. Jesus não condena a oração em público, mas sim a exibição vaidosa. I ficar repetindo uma oração era uma característica dos pagões. Tal atitude é como se a oração fosse um esforço para vencer a má vontade de Deus em responder, cansando-se com palavras. Jesus usa aqui o termo grego “batologeo” (vãs repetições, falar sem pensar), que significa emitir sons sem sentido, tal qual fazem alguns cristãos quando oram sem saber o que realmente estão falando com Deus.

PROBLEMAS NA VIDA FAMILIAR (I Pd. 3:7). Uma atitude errada do marido para com a mulher, ou vice versa, pode ser nocivo à oração do casal. Como podem orar juntos, se atitudes de inimizade e atos de ressentimento e desdém se lhes interpõem? Ressentimentos que se originam da conduta egoísta no lar torna impossível a oração eficaz. A oração eficaz tem de ser “sem ira e rancor” (I Tm. 2:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário