terça-feira, 22 de janeiro de 2013

III – LEI E GRAÇA NO ANTIGO TESTAMENTO


Muitas pessoas não conseguem perceber que a lei e a graça revelam o mesmo aspecto da natureza divina. Se por um lado a lei revela a justiça~e santidade de Deus, por outro, a Graça revela o seu lado misericordioso, amoroso e benigno. A graça sempre se manifestou aos homens, mesmo no antigo testamento.

1 – A graça no jardim do Éden (Gn. 3:15; II Tm. 1:9). A graça já era plano de Deus antes mesmo da quedo do homem. No Éden encontramos a promessa de um salvador e Redentor da humanidade. Este Salvador poria fim ao poder de Satanás em enganar a humanidade, conduzindo-a ao pecado.

2 – A graça de Deus na morte do cordeiro (Gn. 3:21; Ap. 13:8). Por causa do pecado do homem um cordeiro teve de ser sacrificado. O sangue de um inocente foi derramado e a pele do animal serviu como vestimenta (justiça). Este cordeiro, de acordo com João, é a prefiguração de Jesus Cristo que morreria em nosso lugar (Jo. 1:29), manifestando dessa forma a graça de Deus (perdão, clemência, favor divino imerecido pelo homem).

3 – A graça de Deus na vida de Davi (Sl. 32:1,2; 51:1-12). Estes dois salmos foram escritos por Davi. Ao perceber o pecado que havia cometido e a iminência de perder a presença do Espírito Santo ele clama pela misericórdia de Deus. Misericórdia (hessed, no hebraico) temo seu correspondente etimológico na palavra grega “charis”. Isto é “misericórdia” no hebraico é a mesma palavra “graça” do Novo Testamento.

IV – DEBAIXO DA GRAÇA E NÃO DA LEI.

Há dois erros contra os quais os filhos de Deus devem precaver-se: O primeiro é o de tomar em consideração as sua próprias obras, confiando em qualquer coisa que possam fazer, a fim de conseguirem a salvação (Ef. 2:5-9, Rm. 11:6). O erro oposto é o de que a crença em Cristo isente o homem da observância da Lei de Deus; que, visto como só pela fé é que nos tornamos participantes da Graça de Cristo, nossas obras nada têm que ver com nossa redenção.

1 – Debaixo da lei (Rm. 6.14a). Que significa a frase “debaixo da lei”? É evidente que em certo sentido todos os homens, a raça humana toda, estão debaixo da lei de Deus, debaixo de sua jurisdição, de seu domínio, uma vez que a Terra pertence a Deus e é parte de seu universo. Certamente Paulo não queria dizer que os cristãos não estão debaixo da lei nesse sentido. Logo a frase “não estais debaixo da lei” deve significar “não debaixo da condenação da lei” já que a pessoa está em Cristo (Rm. 8:1).

2 – Debaixo da graça (Rm. 6:14b). Que significa estar “debaixo da graça”? Uma vez que a graça é definida como favor, disposição de mostrar bondade, clemência, misericórdia, perdão, favor divino imerecido pelo homem, o estar “debaixo da graça” significa estar sob o favor de Deus, sob Sua misericórdia, sob Seu perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário