Muitas
pessoas não conseguem perceber que a lei e a graça revelam o mesmo
aspecto da natureza divina. Se por um lado a lei revela a justiça~e
santidade de Deus, por outro, a Graça revela o seu lado
misericordioso, amoroso e benigno. A graça sempre se manifestou aos
homens, mesmo no antigo testamento.
1 –
A graça no jardim do Éden (Gn. 3:15; II Tm. 1:9). A graça já
era plano de Deus antes mesmo da quedo do homem. No Éden encontramos
a promessa de um salvador e Redentor da humanidade. Este Salvador
poria fim ao poder de Satanás em enganar a humanidade, conduzindo-a
ao pecado.
2 –
A graça de Deus na morte do cordeiro (Gn. 3:21; Ap. 13:8). Por
causa do pecado do homem um cordeiro teve de ser sacrificado. O
sangue de um inocente foi derramado e a pele do animal serviu como
vestimenta (justiça). Este cordeiro, de acordo com João, é a
prefiguração de Jesus Cristo que morreria em nosso lugar (Jo.
1:29), manifestando dessa forma a graça de Deus (perdão, clemência,
favor divino imerecido pelo homem).
3 –
A graça de Deus na vida de Davi (Sl. 32:1,2; 51:1-12). Estes
dois salmos foram escritos por Davi. Ao perceber o pecado que havia
cometido e a iminência de perder a presença do Espírito Santo ele
clama pela misericórdia de Deus. Misericórdia (hessed, no hebraico)
temo seu correspondente etimológico na palavra grega “charis”.
Isto é “misericórdia” no hebraico é a mesma palavra “graça”
do Novo Testamento.
IV –
DEBAIXO DA GRAÇA E NÃO DA LEI.
Há dois
erros contra os quais os filhos de Deus devem precaver-se: O primeiro
é o de tomar em consideração as sua próprias obras, confiando em
qualquer coisa que possam fazer, a fim de conseguirem a salvação
(Ef. 2:5-9, Rm. 11:6). O erro oposto é o de que a crença em Cristo
isente o homem da observância da Lei de Deus; que, visto como só
pela fé é que nos tornamos participantes da Graça de Cristo,
nossas obras nada têm que ver com nossa redenção.
1 –
Debaixo da lei (Rm. 6.14a). Que significa a frase “debaixo da
lei”? É evidente que em certo sentido todos os homens, a raça
humana toda, estão debaixo da lei de Deus, debaixo de sua
jurisdição, de seu domínio, uma vez que a Terra pertence a Deus e
é parte de seu universo. Certamente Paulo não queria dizer que os
cristãos não estão debaixo da lei nesse sentido. Logo a frase “não
estais debaixo da lei” deve significar “não debaixo da
condenação da lei” já que a pessoa está em Cristo (Rm. 8:1).
2 –
Debaixo da graça (Rm. 6:14b). Que significa estar “debaixo da
graça”? Uma vez que a graça é definida como favor, disposição
de mostrar bondade, clemência, misericórdia, perdão, favor divino
imerecido pelo homem, o estar “debaixo da graça” significa estar
sob o favor de Deus, sob Sua misericórdia, sob Seu perdão.
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