quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

II – A IMPORTÂNCIA DA GRAÇA NA VIDA CRISTÃ

1 – A salvação vem pela graça (Rm. 3.23,24). Tão somente através da graça vem a salvação. O pecador é incapaz de ajudar-se a si próprio, quanto mais pensar em sua própria salvação. A ideia da salvação foi concebida por Deus, e do céu ele enviou Seu filho para nos salvar. Portanto, salvação, é obrar divina, completa e perfeita (Ef. 2:8,9). A graça é “Dom” de Deus, ou seja uma dádiva, um presente para a humanidade (Rm. 6:23).

2 – A vida cristã depende da Graça (Tt. 2.11-14). Ignorar a graça de Deus na vida cristã é um grave erro, pois é pela graça que somos salvos, e é através dela que vivemos. Veja o que Paulo diz em Col. 2.6: “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele.”. Como se recebe Jesus como salvador? Pela graça. A sua salvação depende única e exclusivamente da graça e toda sua vida deve ser baseada nela.

3 – A graça é liberdade para crescer (II Pd. 3.18). Um aspecto fundamental para a compreensão da vida cristã é o de que todo mundo nasce débil, pequeno e ignorante (sem conhecimento). A graça então nos proporciona o ambiente ideal para o crescimento espiritual

4 – A graça enriquece e informa (I Co. 1:4,5,26). A vida dos coríntios é marcada pela graça de Deus. Embora os coríntios sejam, em sua maioria, materialmente pobres, pela graça de Deus, são espiritualmente ricos, porque foram enriquecidos em “toda Palavra e em todo conhecimento (compreensão espiritual)”.

5 – A graça é o poder pelo qual os cristãos realizam boas obras (II Co. 9:8,14). Paulo afirma que Deus nos propicia os meios para agirmos generosamente, corretamente com relação às outras pessoas. A lição do texto é de que só podemos dar aquilo que recebemos diretamente de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário