quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A UNIVERSALIDADE DO PECADO


O pecado não atinge apenas a determinados indivíduos. Após sua queda. Eva deu o fruto também para o marido, que ao comer também transgrediu a ordem divina. Com sua transgressão, toda a raça humana ficou contaminada. “Portando, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram (Rm. 5:12).

1 – O pecado atingiu toda a raça humana existente (Rm. 6.23). Dessa forma entendemos que as Escrituras ensinam que o pecado é universal, atingindo a todos os homens (I Re. 8.46; I Jo. 1:10). A palavra “todos” é pequena, mas engloba toda a raça, todas as gerações que o mundo já conheceu. Cruz os mares e continentes, incluindo todo ser humano já existente no mundo atual. Estende-se até o fim dos tempos, a todas as gerações futuras.

2 – O pecado atingiu todo o homem como ser (Rm. 7.14-24). A extensão do pecado é total, não simplesmente num sentido racial, mas também na vida do indivíduo. O pecado afeta o ser humano inteiro; a vontade (Jo. 8:34); a mente e o entendimento (I Co. 1:20-24; Ef. 4:17); as afeições e emoções (I Tm. 6.10); assim com nossas palavras e comportamento (Gl. 5:19-21; Tg. 3:5-9). Isto tem sido expresso tradicionalmente como “depravação total”.

3 – O pecado atingiu toda a criação de Deus (Gn. 3:17-19; Rm. 8:21,22). Aqui fica demonstrada que até natureza inanimada sofre a maldição do pecado do homem. Em vista disto, a Escritura nos diz que já está chegando a hora em que “a própria criação será redimida do cativeira da corrupção...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário