terça-feira, 27 de setembro de 2011

OS ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS


Os atributos morais de Deus se referem aos predicados necessários da divina essência que envolvem qualidades morais. Sob este tópico consideraremos os seguintes atributos:

1 - Deus é justo e santo (Êx. 15:11; Lv. 19:2). A santidade de Deus significa a sua absoluta pureza moral; Ele não pode pecar nem tolerar o pecado. Como um Deus justo, Ele faz aquilo que é correto. A justiça é a santidade de Deus manifesta no tratar retamente com sua criaturas.

2 – Deus é bom (Sl. 25:8; rm. 2:4) A infinita bondade de Deus é uma perfeição de seu ser que caracteriza a Sua natureza e é fonte de tudo o que é bom no universo. Os termos específicos empregados para estabelecer a bondade de Deus são: a) benevolência, que é a bondade no seu sentido genérico, abrangendo todas as Sua próprias perfeições como também aquilo que se conforma com Ele; c) misercórdia, que é a bondade de Deus exercida em benefício das necessidades de Sua criaturas. d) graça, que é a livre açaõ de deus em benefício daqueles que não tem merecimentos.

3 – Deus é amor (1 Jo. 4:8-10). A natureza de Deus é amor, em razão da qual Ele deseja relação pessoal com aqueles que possuem a sua imagem. O amor, que é a essência do seu caráter, é manifestado em cada palavra e em cada ato seu. Observe a desrição do amor de Deus (Dt. 7:8, Ef. 2:4). A quem ele foi manifestado e como ele foi demonstrado. (Jo 3.16, I Jo. 3.1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário