quinta-feira, 16 de agosto de 2012

NOMES DO ESPÍRITO SANTO


O terceiro membro da Divindade, por ordem de revelação, é conhecido por muitos nomes, porém faremos uma análise de quatro nomes principais, sendo eles:

1 – Espírito de Deus (I Jo. 4:2). Por meio deste nome, chama-se atenção à relação especial entre o Espírito Santo e Deus Pai. Ele é o executivo da divindade, operando tanto na esfera física como na moral. Por meio do Espírito, Deus opera na esfera espiritual, convertendo os pecadores, sanfiicando e sustentando os cristãos.

2 – Espírito de Cristo (Rm. 8:9). Por que o Espírito Santo é chamado o Espírito de Cristo? a) Porque ele é enviado em nome de Cristo (Jo. 14.26), b) Porque ele é enviado por Cristo (Lc. 24:49; Jo. 16:7); c) O Espírito Santo é chamado de Espírito de Cristo porque também foi por Deus pai (Gl. 4:6).

3 – Espírito Santo (Lc. 3:16; 12:12). Ele é chamado Espírito Santo, porque é Deus, e porque sua obra principal é a santificação. O Espírito Santo veio para organizar a natureza do homem e para opor-se a todas as suas tendências más (Jo. 16:8). A Santidade, pois, é a mais notável característica deste membro da Divindade.

4 – Consolador (Jo. 14:16). Jesus anunciou a vinda do Espírito Santo como sendo “o Consolador”. Esta é a única referência a Ele por esse nome. A palava Consolador deriva do grego “Parakletos” significa literalmente: “Aquele que vem quando é chamado para estar ao nosso lado, como advogado, com o propósito de nos ajudar”. Ele satisfaz todas as necessidades do cristão com a intimidade de um companheiro fiel e compreensivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário