segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A BÍBLIA E SUAS DIVISÕES

A Bíblia, como a conhecemos hoje tem 66 livros. Apesar disso, os livros bíblicos, em conjunto, constituem apenas uma única obra, um todo completo. Estes livros, de Gênesis a Apocalipse, constituem o cânon da Bíblia, ou seja, aqueles livros que foram escolhidos e catalogados pela Igreja Cristã nos primeiros séculos da era Cristã. A escolha desses livros específicos, e a rejeição de muitos outros, evidência que o Autor divino não só inspirou a sua escritura, mas também cuidou meticulosamente da sua compilação e da sua preservação.

Antigo Testamenteo e Novo Testamento
A Bíblia é mais do que apenas um livro. È uma valiosa biblioteca de 66 livros agrupados em duas partes: 39 livros, escritos originalmente em hebraico e aramaico, compõem o Antigo Testamento e 27 livros, escritos originalmente em grego compõem o Novo Testamento.
Hoje em dia é comum chamar as Escrituras escritas em hebraico e aramaico de “Antigo (ou Velho) Testamento”. Isto baseia na leitura de II Coríntios 3.14, em algumas versões bíblicas. No entando, o uso de “antigo (ou velho) testamento” neste texto é incorreto. A palavra “Testamento” significa originalmente “pacto, aliança”, e este acordo se refere a uma forma de perdão dos pecados instituída por Deus ao homem. O apóstolo Paulo não se referia às Escrituras Hebraicas e Aramaixas na sua inteireza. Ele, antes, estava falando do antigo pacto da Lei, registrado por Moisés no Pentateuco e que constitui apenas uma parte das Escrituras pré-cristãs. Por este motivo ele disse no próximo versículo: “sempre que se lê Moises”.
Portando não há base válida para as Escrituras Hebraicas e Aramaicas serem chadas de “Antigo (Velho) Testamento”, e para as Escrituras Gregas serem chamadas de “Novo Testamento”. O próprio Jesus Cristo chamou a coleção dos escritos sagrados de “as Escrituras” (Mt. 21.42), Mc. 14:49; Jo. 5:39). O apóstolo Paulo chamou-as de “Sagradas Escrituras” e “Sagradas Letras” (rm. 1:2; 15:4; II Tm. 3:15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário