terça-feira, 22 de janeiro de 2013

III – LEI E GRAÇA NO ANTIGO TESTAMENTO


Muitas pessoas não conseguem perceber que a lei e a graça revelam o mesmo aspecto da natureza divina. Se por um lado a lei revela a justiça~e santidade de Deus, por outro, a Graça revela o seu lado misericordioso, amoroso e benigno. A graça sempre se manifestou aos homens, mesmo no antigo testamento.

1 – A graça no jardim do Éden (Gn. 3:15; II Tm. 1:9). A graça já era plano de Deus antes mesmo da quedo do homem. No Éden encontramos a promessa de um salvador e Redentor da humanidade. Este Salvador poria fim ao poder de Satanás em enganar a humanidade, conduzindo-a ao pecado.

2 – A graça de Deus na morte do cordeiro (Gn. 3:21; Ap. 13:8). Por causa do pecado do homem um cordeiro teve de ser sacrificado. O sangue de um inocente foi derramado e a pele do animal serviu como vestimenta (justiça). Este cordeiro, de acordo com João, é a prefiguração de Jesus Cristo que morreria em nosso lugar (Jo. 1:29), manifestando dessa forma a graça de Deus (perdão, clemência, favor divino imerecido pelo homem).

3 – A graça de Deus na vida de Davi (Sl. 32:1,2; 51:1-12). Estes dois salmos foram escritos por Davi. Ao perceber o pecado que havia cometido e a iminência de perder a presença do Espírito Santo ele clama pela misericórdia de Deus. Misericórdia (hessed, no hebraico) temo seu correspondente etimológico na palavra grega “charis”. Isto é “misericórdia” no hebraico é a mesma palavra “graça” do Novo Testamento.

IV – DEBAIXO DA GRAÇA E NÃO DA LEI.

Há dois erros contra os quais os filhos de Deus devem precaver-se: O primeiro é o de tomar em consideração as sua próprias obras, confiando em qualquer coisa que possam fazer, a fim de conseguirem a salvação (Ef. 2:5-9, Rm. 11:6). O erro oposto é o de que a crença em Cristo isente o homem da observância da Lei de Deus; que, visto como só pela fé é que nos tornamos participantes da Graça de Cristo, nossas obras nada têm que ver com nossa redenção.

1 – Debaixo da lei (Rm. 6.14a). Que significa a frase “debaixo da lei”? É evidente que em certo sentido todos os homens, a raça humana toda, estão debaixo da lei de Deus, debaixo de sua jurisdição, de seu domínio, uma vez que a Terra pertence a Deus e é parte de seu universo. Certamente Paulo não queria dizer que os cristãos não estão debaixo da lei nesse sentido. Logo a frase “não estais debaixo da lei” deve significar “não debaixo da condenação da lei” já que a pessoa está em Cristo (Rm. 8:1).

2 – Debaixo da graça (Rm. 6:14b). Que significa estar “debaixo da graça”? Uma vez que a graça é definida como favor, disposição de mostrar bondade, clemência, misericórdia, perdão, favor divino imerecido pelo homem, o estar “debaixo da graça” significa estar sob o favor de Deus, sob Sua misericórdia, sob Seu perdão.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

II – A IMPORTÂNCIA DA GRAÇA NA VIDA CRISTÃ

1 – A salvação vem pela graça (Rm. 3.23,24). Tão somente através da graça vem a salvação. O pecador é incapaz de ajudar-se a si próprio, quanto mais pensar em sua própria salvação. A ideia da salvação foi concebida por Deus, e do céu ele enviou Seu filho para nos salvar. Portanto, salvação, é obrar divina, completa e perfeita (Ef. 2:8,9). A graça é “Dom” de Deus, ou seja uma dádiva, um presente para a humanidade (Rm. 6:23).

2 – A vida cristã depende da Graça (Tt. 2.11-14). Ignorar a graça de Deus na vida cristã é um grave erro, pois é pela graça que somos salvos, e é através dela que vivemos. Veja o que Paulo diz em Col. 2.6: “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele.”. Como se recebe Jesus como salvador? Pela graça. A sua salvação depende única e exclusivamente da graça e toda sua vida deve ser baseada nela.

3 – A graça é liberdade para crescer (II Pd. 3.18). Um aspecto fundamental para a compreensão da vida cristã é o de que todo mundo nasce débil, pequeno e ignorante (sem conhecimento). A graça então nos proporciona o ambiente ideal para o crescimento espiritual

4 – A graça enriquece e informa (I Co. 1:4,5,26). A vida dos coríntios é marcada pela graça de Deus. Embora os coríntios sejam, em sua maioria, materialmente pobres, pela graça de Deus, são espiritualmente ricos, porque foram enriquecidos em “toda Palavra e em todo conhecimento (compreensão espiritual)”.

5 – A graça é o poder pelo qual os cristãos realizam boas obras (II Co. 9:8,14). Paulo afirma que Deus nos propicia os meios para agirmos generosamente, corretamente com relação às outras pessoas. A lição do texto é de que só podemos dar aquilo que recebemos diretamente de Deus.


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A GRAÇA DE DEUS


Um dos mais belos aspectos da fé cristã é o da graça de Deus. A palavra graça vem do grego “charis” (ocorre 156 vezes no Novo Testamento) e significa favor imerecido, referindo-se sempre ao infinito amor de Deus e a tudo que Seu amor O levou a fazer para a nossa salvação. A graça de Deus não somente abrange o imerecido favor estendido aos pecadores, mas também a dádiva de poder habilitar Seus filhos a cumprirem a Sua vontade. Sobre este assunto existem três posições teológicas, sendo que duas são extremas, e uma moderada.

1 – DOUTRINAS SOBRE A GRAÇA

1 – A doutrina da segurança eterna (Rm. 6:1,2; Jd. 4). Esta doutrina garante que, uma vez aceito o pecador como filho de Deus, nada do que ele venha fazer o pode arrebatar de Sua mãos. Se assim fosse, a graça de Deus não passaria de simples licença para pecar.

2 – A doutrina da salvação pelas obras. (Gl. 5:4). Há os que temem a graça de Deus; que suspeitam da bondade divina. Para eles a santificação é resultado de um esforço de sua própria vontade, condicionada a sua salvação na obediência à lista de proibições e regulamentos ensinados pela sua igreja.

3 – A doutrina da salvação pela graça (II Co. 8:9). em Adão todos nós herdamos o pecado e perdemos o direito da vida eterna. Porém, em Jesus Cristo veio a este mundo para atribuir-nos este direito.


II – A IMPORTÂNCIA DA GRAÇA NA VIDA CRISTÃ

1 – A salvação vem pela graça (Rm. 3.23,24). Tão somente através da graça vem a salvação. O pecador é incapaz de ajudar-se a si próprio, quanto mais pensar em sua própria salvação. A ideia da salvação foi concebida por Deus, e do céu ele enviou Seu filho para nos salvar. Portanto, salvação, é obrar divina, completa e perfeita (Ef. 2:8,9). A graça é “Dom” de Deus, ou seja uma dádiva, um presente para a humanidade (Rm. 6:23).

2 – A vida cristã depende da Graça (Tt. 2.11-14). Ignorar a graça de Deus na vida cristã é um grave erro, pois é pela graça que somos salvos, e é através dela que vivemos. Veja o que Paulo diz em Col. 2.6: “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele.”. Como se recebe Jesus como salvador? Pela graça. A sua salvação depende única e exclusivamente da graça e toda sua vida deve ser baseada nela.

3 – A graça é liberdade para crescer (II Pd. 3.18). Um aspecto fundamental para a compreensão da vida cristã é o de que todo mundo nasce débil, pequeno e ignorante (sem conhecimento). A graça então nos proporciona o ambiente ideal para o crescimento espiritual

4 – A graça enriquece e informa (I Co. 1:4,5,26). A vida dos coríntios é marcada pela graça de Deus. Embora os coríntios sejam, em sua maioria, materialmente pobres, pela graça de Deus, são espiritualmente ricos, porque foram enriquecidos em “toda Palavra e em todo conhecimento (compreensão espiritual)”.

5 – A graça é o poder pelo qual os cristãos realizam boas obras (II Co. 9:8,14). Paulo afirma que Deus nos propicia os meios para agirmos generosamente, corretamente com relação às outras pessoas. A lição do texto é de que só podemos dar aquilo que recebemos diretamente de Deus.



III – LEI E GRAÇA NO ANTIGO TESTAMENTO

Muitas pessoas não conseguem perceber que a lei e a graça revelam o mesmo aspecto da natureza divina. Se por um lado a lei revela a justiça~e santidade de Deus, por outro, a Graça revela o seu lado misericordioso, amoroso e benigno. A graça sempre se manifestou aos homens, mesmo no antigo testamento.

1 – A graça no jardim do Éden (Gn. 3:15; II Tm. 1:9). A graça já era plano de Deus antes mesmo da quedo do homem. No Éden encontramos a promessa de um salvador e Redentor da humanidade. Este Salvador poria fim ao poder de Satanás em enganar a humanidade, conduzindo-a ao pecado.

2 – A graça de Deus na morte do cordeiro (Gn. 3:21; Ap. 13:8). Por causa do pecado do homem um cordeiro teve de ser sacrificado. O sangue de um inocente foi derramado e a pele do animal serviu como vestimenta (justiça). Este cordeiro, de acordo com João, é a prefiguração de Jesus Cristo que morreria em nosso lugar (Jo. 1:29), manifestando dessa forma a graça de Deus (perdão, clemência, favor divino imerecido pelo homem).

3 – A graça de Deus na vida de Davi (Sl. 32:1,2; 51:1-12). Estes dois salmos foram escritos por Davi. Ao perceber o pecado que havia cometido e a iminência de perder a presença do Espírito Santo ele clama pela misericórdia de Deus. Misericórdia (hessed, no hebraico) temo seu correspondente etimológico na palavra grega “charis”. Isto é “misericórdia” no hebraico é a mesma palavra “graça” do Novo Testamento.

IV – DEBAIXO DA GRAÇA E NÃO DA LEI.

Há dois erros contra os quais os filhos de Deus devem precaver-se: O primeiro é o de tomar em consideração as sua próprias obras, confiando em qualquer coisa que possam fazer, a fim de conseguirem a salvação (Ef. 2:5-9, Rm. 11:6). O erro oposto é o de que a crença em Cristo isente o homem da observância da Lei de Deus; que, visto como só pela fé é que nos tornamos participantes da Graça de Cristo, nossas obras nada têm que ver com nossa redenção.

1 – Debaixo da lei (Rm. 6.14a). Que significa a frase “debaixo da lei”? É evidente que em certo sentido todos os homens, a raça humana toda, estão debaixo da lei de Deus, debaixo de sua jurisdição, de seu domínio, uma vez que a Terra pertence a Deus e é parte de seu universo. Certamente Paulo não queria dizer que os cristãos não estão debaixo da lei nesse sentido. Logo a frase “não estais debaixo da lei” deve significar “não debaixo da condenação da lei” já que a pessoa está em Cristo (Rm. 8:1).

2 – Debaixo da graça (Rm. 6:14b). Que significa estar “debaixo da graça”? Uma vez que a graça é definida como favor, disposição de mostrar bondade, clemência, misericórdia, perdão, favor divino imerecido pelo homem, o estar “debaixo da graça” significa estar sob o favor de Deus, sob Sua misericórdia, sob Seu perdão.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

VI – A MANEIRA CORRETA DO USO DOS DONS ESPIRITUAIS


Conforme o apóstolo Paulo, ou os dons são usados com amor, ou serão ineficazes para a Igreja (I Co. 13.1-13). O capítulo 14 de I Coríntios expõe os seguintes princípios para esse desempenho espiritual:

1 – Valor proporcional (vs. 5-10). Os coríntios haviam-se inclinado demasiadamente para o Dom de Línguas, certamente por causa da sua natureza espetacular. Paulo lembra-lhes que a interpretação e a profecia eram necessárias para que o povo pudesse ter conhecimento inteligente do que se estava dizendo.
2 – Sabedoria (v. 20). Paulo diz: “Irmãos, não sejais meninos no entendimento”. E, outras palavras: “Usai o senso comum. Não sejais como crianças em vossa capacidade intelectual.”

3 – Autodomínio (v. 32). Aquele que possui o dom de línguas e profecia pode dominar sua expansão e falar unicamente a Deus, quanto tal domínio seja necessário.

4 – Suscetível de ensino (vs. 36,37). Infere-se desses versos que alguns dos coríntios haviam ficado ofendidos pela crítica construtiva de seus dirigentes.

5 – Ordem (v. 40). O Espírito Santo não inspirará aquilo que seja desordenado e vergonhoso. Quando o Espírito Santo está operando, há uma comoção e harmonia, de tal forma que todos que participam são edificados.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

V – O PROPÓSITO DOS DONS ESPIRITUAIS



1 – Para “um fim proveitoso” (I Co. 12:7), Para unificar o Corpo – os membros da igreja (I Co. 12.11-26). Para edificar a congregação (I Co. 14:12,26). Para julgar (I co. 12:25).

2 – Edificação (I Co. 14:12,13). O propósito dos dons é a edificação da igreja para encorajar os crentes e converter os descrentes (Atos 1:8).

3 – Para que o mundo veja os sinais (Mc. 16:15-18; Hb. 2:4). Para manifestar a glória de Jesus (Jo. 2:11). Para confirmar a Escritura e aumentar a fé (Jo. 2:22,23). Para convencer e converter (I Co. 14:24,25). Para testificar de Jesus (Jo. 10:25). Para a Glória de Deus (Mt. 9:8). Para confirmação de Jesus como o Messias (Mt. 11:2-6). Para mostrar a natureza compassiva de Jesus (Mt. 14:14).

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O QUE OS OLHOS VEEM O CORAÇÃO SENTE


“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.” Deuteronômio 30:19.

Uma das coisas que me surpreendo cada vez que leio a Palavra de Deus é que Deus tem promessas não só para mim, mas também para a minha descendência. Outra coisa que me impressiona é que toda vez que Deus traz uma repreensão logo em seguida Ele nos traz uma proposta de vida. Deus é tremendo, que bom seria se seu povo ouvisse mais a sua voz, e se este povo seguisse seus conselhos, em Deuteronômio 30:19 afirma que Deus tem colocado diante de todos nós dois caminhos, isso prova para nós que ele quer uma decisão voluntária, desprendida, eles nos deixa totalmente à vontade para tomar nossas decisões, existe dois caminhos a vida e a morte, a benção e a maldição. A vida é um caminho Dele, proposto por Ele, a morte é do inimigo, e Eles nos dá uma dica muito importante:  Escolhe, pois a vida, quando escolhemos a vida nós vivemos  e a nossa descendência também. Porque passamos a ser um canal de vida, quem recebe vida doa vida e quem recebe morte doa morte. Qual será a tua decisão?

O que você está olhando?
“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas”! Mateus 6:22-23.
O que você tem visto traz edificação para sua vida? Ajuda você espiritualmente? Profissionalmente? Faz bem para sua mente? Para o seu coração? Para sua família? Para sua vida? Será que o que você tem visto caracteriza você como crente? Tem feito de você alguém diferente para melhor? Jesus nos fala que através dos olhos que será iluminado nosso corpo, ou seja, aquilo que eu estou vendo influencia de maneira poderosa o meu ser, os meus pensamentos e meu modo de viver. Isso significa que preciso ter uma boa visão, uma visão que me proporcione vida. Se eu olhar para tudo com olhar de crítica tudo será ruim, se eu olho para tudo tentando extrair algo de bom tudo será bom, porém há de se ter um cuidado extremo, tem coisas que são excessivamente ruins. E é ai que o inimigo trabalha, ele faz com que uma coisa ruim pareça boa para nós até ao ponto de nos convencer que aquilo não é tão ruim assim, logo quando estou convencido disso, aquilo se torna real em minha vida aí o meu corpo será tenebroso e a luz que há em mim se transformará em trevas, portanto, cuidado com o que você vê.

O que tem dominado você?
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”. I Corintios 10:23.
Nem tudo me convêm, significa utilizar o bom senso. Em nossa vida com Cristo precisamos selecionar nossas opções, precisamos nos analisar da seguinte forma: “Será que Jesus faria o que eu estou fazendo? Será que Jesus veria o que eu estou vendo? Será que Ele falaria da mesma forma que eu falo? Será que Ele usaria as mesmas palavras que uso? Será que Ele trataria as pessoas da mesma forma que eu trato?” Estes são questionamentos que devem ter em nossa mente antes de tomarmos qualquer decisão. Quem somos nós? “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. I Pedro 2:9. Não somos mais como antes, fomos gerados novamente em Cristo e por isso temos que tomar atitudes diferentes, somos geração eleita por Deus, o sacerdócio real, somos ministros de Deus nessa terra, temos a mente de Cristo, somos uma nação exclusiva, pois fomos chamados das trevas para maravilhosa luz, portanto o nosso dever é espargir luz, é fazer a diferença.
Cada dia que passa as coisas vão piorando, pessoas não querem mais amar, todos correm atrás daquilo que satisfazem a si mesmos não se importando se para isso tem que pisar, humilhar e destruir alguns, a vida não tem mais valor, o poder, a cobiça,  a ganância, tem ocupado o coração e a mente das pessoas de tal modo que cada vez mais os seres humanos são mais egoístas não se importando com os outros, e sobre isso a Bíblia nos fala: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas”. II Timóteo 4:3-4. Este texto é bem claro, não suportarão a verdade, não chama mais atenção, não tem graça, não é mais interessante, não tem mais valor, e o que tem valor é aquilo que penso que é melhor pra mim e não o que a Palavra de Deus diz. Criamos para nós doutores segundo nossa própria vontade, damos mais importância aquilo que a sociedade, a ciência, a medicina e tudo mais dizem do que a Palavra de Deus, pensamos até mesmo que somos fortes e sabemos o que estamos fazendo e muitos se desviam porque estão fracos.
O que você tem visto tem edificado você?
“Não é boa a vossa jactância (vanglória). Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?” I Corintios 5:6.
Por pensar que era forte Sansão enfrentou o pecado e morreu junto com seus inimigos, Davi enfrentou o pecado e adulterou e trouxe para si terríveis consequências, Saul pensou que podia reinar sem o comando de Deus e suicidou-se na guerra.  “Examinar tudo, retendo o bem. Abstinham da aparência do mal.”
I Tessalonicenses 5:21-23, pensando assim, José fugiu da aparência do mal e não adulterou com a esposa de Potifar e posteriormente Deus o abençoou grandemente. “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. Filipenses 4:8.
Cuidado com o mau, ele pode parecer bom.
“E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.”  II Corintios 11.14
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” I  Pedro 5:8.
“Não deis lugar ao diabo.” Efésios 4:27
A Bíblia mostra para nós com muita autenticidade o caráter de satanás, ele é mentiroso, é capaz de destruir, matar e roubar. Ele é capaz de tudo para fazer com que você saia da presença de Deus, satanás tem planos para sua vida. Não podemos dar lugar nem ouvir a voz dele, ele está falando nos rádios, televisões, nos vídeos games, na internet, ele atua nas coisas que compramos, comemos, bebemos, no que vestimos, lemos e vemos. Ele tem grande poder e não podemos subestimá-lo, nossa vida não é brincadeira, não estamos vivendo num mundo bonzinho com grande planos e projetos sociais que vão mudar nossa vida, não se iluda não há esperança para esse mundo, o único que pode transmitir esperança é Jesus. Por isso, querido irmão faça como fez o salmista “Cantarei a misericórdia e o juízo; a ti, SENHOR, cantarei. Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero.  Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se pegará a mim.  Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau”. Salmos 101:1-3.
Por isso não se esqueça: você pode escolher hoje a benção ou a maldição, a vida ou a morte, a escolha é sua, a Palavra do Senhor é clara.
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o SENHOR por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará. “ Isaías 55:8-13.

Creia no Senhor e faça a diferença.
Muita Paz!!!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

IV – DONS DE EXPRESSÃO – 1 CORÍNTIOS 12:10


1 – Profecia. Falar claramente, anunciar. A profecia, geralmente falando, é expressão vocal inspirada pelo Espírito Santo. A profecia bíblica pode ser mediante revelação da Palavra do Senhor. Pode também ser extática, uma expressão de inspiração do momento (Atos 11.27,28; 13:1,2; 21:10,11). Significa também falar numa linguagem do poder do Espírito Santo. O propósito deste dom é edificar, exortar, confortar, instruir, consolar (I Co. 14.3,4,31). As profecias devem ser julgadas (I Co. 14.29) mas não desprezadas (I Ts. 5.20).

2 – Línguas. Também conhecida como “variedade de línguas” O Dom de Línguas é o Poder de falar uma sobrenaturalmente em uma língua nunca aprendida por quem fala, sendo essa língua feita inteligível aos ouvintes por meio do Dom igualmente sobrenatural da interpretação. Seu próposito: para sinais (Mc. 16.17), Para edificação pessoal (I Co 14.4) Para edificação, no culto público (I Co 14:12,13, 26-28,39,40).

3 – Interpretação de línguas. Explicar, tonar conhecido o sentido da língua ou a sua significação. O propósito do dom de interpretação é tornar inteligíveis as expressões do êxtase inspiradas pelo Espírito Santo que se pronunciaram em uma língua desconhecida da grada maioria presente. Repetindo-se claramente na língua comum ao povo congregado (I Co. 14:5).